UM GAME ETERNO

QUEM VAI ME FAZER FELIZ?

domingo, 9 de dezembro de 2012

DISMORFISMO CORPORAL: A CULPA É DA FAMÍLIA E DA SOCIEDADE







Os “bruxos” do bisturi e das drogas que prometem esculpir modelos a serem seguidos; estão á solta.

    Como já foi colocado: hoje a força da mídia é tão grande que muitas crianças e jovens passam a não aceitar seus corpos, para tentarem enquadrar-se nos padrões de beleza ditados por ela.

    Isso gera ansiedade compulsiva que conduz á obesidade; que logo que traz culpa e angústia; o que realimenta o estado ansioso; criando um tipo de suicídio inconsciente do tipo: “já que não sou capaz mesmo é melhor comer até estourar”.

    Numa sociedade que detesta assumir responsabilidade é natural que as causas sejam trocadas pelos efeitos – daí: glândula mais afetada é a tireóide que passa a levar a culpa do sobrepeso, da depressão, da angústia...

    Na outra ponta do processo a recusa em comer leva á anorexia nervosa. Além disso; aumenta de forma preocupante o número de jovens que se submetem á cirurgia plástica com a anuência dos pais e da sociedade.

    Em tempo:

    DISMORFISMO (Segundo o google):

    “Estima-se que cerca de 1-2% da população mundial sofra de uma doença conhecida cientificamente como Dismorfismo Corporal, ou Dismorfofobia, que nada mais é do que o distúrbio em que o indivíduo tem uma percepção errônea sobre sua imagem, se preocupando excessivamente com características reais ou imaginárias sobre sua aparência ou constituição física. Nestes casos o indivíduo pode se imaginar feio, gordo ou fraco, ou ainda pode imaginar que algo no seu corpo não está “normal”, passando a sofrer com isso”.

    Já somos campeões mundiais em cirurgias plásticas em adolescentes – parabéns para nossas famílias e seus valores... 

sábado, 1 de dezembro de 2012

JOGOS DE AMOR: TEM JOGO MELHOR QUE ESSE?






Viver é participar de um eterno jogo.

    A ideia central deste bate papo não é tirar a magia dos jogos de amor, da “paquera”, e até da paixão arrebatadora; nem do tenho o direito de ser feliz - mas sim, convidar o leitor a uma rápida parada para raciocinar a respeito do que é real ou não na anatomia dos jogos de amor.
    Esta conversa virtual pode ajudar a observar e ver o que se encontra por trás de um rosto bonito ou nem tanto, de um corpo atlético ou escultural, de um par de olhos azuis ou castanhos, dentro de muita ou pouca roupa: um ser humano que merece o mesmo respeito e cuidados que desejamos para nós.


Américo Canhoto

 Tá jogando bem ou tá precisando aprender?